
Projetos
Esta é a página dos meus projetos. Oportunidade para contextualizar o meu trabalho, desde 1993 até ao mais recente, para os visitantes.
Desde 1995, pioneiro no Surfing no Desporto Escolar.
Desde 1995, Formador de Instrutores de Surf.
Desde 1999, Formador de Treinadores de Surf nível II.
Desde 1993, autor de artigos em revistas das modalidades.
Desde 1994, autor de estudos científicos das modalidades. Mestrado em 2011.
À paixão pelo ensino e dedicação às crianças, juntaram-se os valores patrióticos: profundo conhecedor da qualidade da faixa costeira do concelho de Mafra, que sistematizei no Mestrado/ Federação/ Programa D.E., é com orgulho, amor, devolução e devoção que contribuo na educação das crianças do AEM, no âmbito do novo Plano Mar-Portugal: “Fazer do mar um desígnio nacional e renovar, assim, a identidade marítima de Portugal”. Defendo desde 1993 que a retransmissão deste conhecimento em escolas no litoral permite as práticas seguras nas praias (de banhos e desportivas

EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA NAS PRAIAS
À paixão pelo ensino e dedicação às crianças, juntaram-se os valores patrióticos: profundo conhecedor da qualidade da faixa costeira do concelho de Mafra, que sistematizei no Mestrado/ Federação/ Programa D.E., é com orgulho, amor, devolução e devoção que contribuo na educação das crianças do AEM, no âmbito do novo Plano Mar-Portugal: “Fazer do mar um desígnio nacional e renovar, assim, a identidade marítima de Portugal”. Defendo desde 1993 que a retransmissão deste conhecimento em escolas no litoral permite as práticas seguras nas praias (de banhos e desportivas

EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA NAS PRAIAS
“Ocean Safe” nas EB1 do AE de Mafra (2015-18)
Descrição
No âmbito da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, o Centro de Formação Desportiva Náutico do Desporto Escolar, da Coordenação Local do Oeste, promove a Educação para a Segurança nas Praias e banhos no concelho de Mafra, destinada aos alunos do 1.o Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mafra de 3o/4o ano: uma sessão por turma na Piscina da Baleia - Praia do Sul (sem ondas, na baixa-mar). Já amplamente ensaiada em meio escolar, no concelho de Mafra, pelo professor dinamizador. Calendarizada com os professores titulares, inclui uma sessão de patinagem/ skate-longboard no Pavilhão de cada EB1. A autarquia apoia as deslocações, o CFD tem o material técnico. *Objetivos: Retransmitir Boas Práticas balneares e o saber “Ler o Mar”, das Ciências do Mar (Meteorologia, Oceanografia, Didática Desportiva, Ecologia) sobre os Processos da Zona Costeira (marés, ondas-correntes, ventos, erosão), em contexto de desporto marítimo. Para aprendizagens no surf (ondas), há Grupo-equipa no AE Mafra.
*Visão:
Na massificada prática dos banhos de mar, na zona de rebentação de ondas (zona de surf), a Natureza, o nosso Mar Português, é selvagem. O litoral urbanizado não controla o Processo Costeiro (não- linear), que ilude o senso comum dos ensinamentos da mecânica clássica. Esta ação para a consciência do oceano, na área prioritária da salvaguarda da vida humana, é uma aplicação de 2 décadas de investigação e prática pedagógica do professor de EF altamente especializado no Desporto Escolar Náutico. *Resultados: A consciência do nível de risco e atitudes de Beach Safety previnem a adversidade e tragédia; in- fantis iniciam práticas desportivas náuticas e ecológicas

Inclusão Inversa como recuperação de crianças (2009-11)
Resumo
No contexto educativo inovador da inclusão inversa de alunos do
1oCEB e seus colegas com Perturbações do Espectro do Autismo
(PEA) na Educação Física Escolar, esta é uma experiência de sucesso de aplicação do Currículo Específico Individual (CEI) de Expressão Físico Motora (EFM), a 10 alunos das Unidades de Ensino Estruturado (UEE) das Escolas EB1 SB e EB Mafra, em 2010-11, 2011-12, 2012-13.
São práticas de escola inclusiva e do trabalho especializado em equipa pedagógica, eficazes na adequação do processo educativo às necessidades de todo o grupo-turma, indo além das terapias da Psicomotricidade em ensino individualizado da criança com Necessidades Educativas Específicas/ Especiais isolada de seus pares: uma otimização da EF como terapia no tratamento de crianças com PEA.
Investigação: Pós-graduação
Esta investigação qualitativa aplicada em educação, na área prioritária da funcionalidade humana, é a reflexão sobre a prática pedagógica do professor de EF expert no apoio personalizado altamente especializado nas UEE (adaptação de estratégias, conteúdos, processos, procedimentos, instrumentos). Efeitos desejáveis (objetivos) da EF: Saúde e Condição física, Socialização, Aprendizagens motoras (significativas; necessárias na Vida Diária); a Recuperação da tríade das PEA (problemas de interação social, comunicação e comportamentais: “inabilidade inata de estabelecer contacto afectivo e interpessoal”) pela intervenção precoce e intensiva.
Conclusões
Verificamos que do melhor uso das Ciências da Pedagogia e Didática da EF, em conjunto com vários métodos específicos nas PEA, resultam Boas Práticas de Intervenção na recuperação destas crianças. “A divulgação destas experiências permitiria conhecer
diferentes modus faciendi e suscitar percursos de aprendizagem colectiva” (Formosinho e Machado, 2008).
____________________________________________________________
Esta acção pedagógica na Avaliação do Desempenho Docente (ADD 2009/10-11) teve menção “excelente” pela melhoria dos processos de ensino e “promoção ativa da escola inclusiva com os alunos da UEE”.

Aprender a nadar no mar, com o surf e o bodyboard
Aulas de Natação
no mar sem ondas
com pranchas

Escola (espaço físico, de apoio à formação)
Desde 1998

Programa de aprendizagens: Surfing
Introdução
Iniciação
Aperfeiçoamento
Surf na vida activa
Competição

Publicações e artigos em revistas
Brogueira, J. (1993, Jan/Fev). Localismo. Revista Bodyboard Portugal, 56.
Brogueira, J. (1994). Perfil e Motivação para a Prática Desportiva dos Jovens Praticantes de Bodyboard do Ericeira Surf Clube. Unpublished Monografia de Licenciatura, E.S.E. de Setúbal, Setúbal.
Brogueira, J. (1995, Fevereiro). Componentes Críticas das Habilidades Básicas do Surf e Bodyboard. In Curso de Treinadores de Surf. S. Pedro Estoril: Federação Portuguesa de Surf.
Brogueira, J. (1996, Junho). Técnica do Surf, Técnica do Bodyboard, Pedagogia e Didáctica do Surf, Metodologia do ensino do Surf, Metodologia do ensino do Bodyboard. In Textos de Apoio à Acção de Formação "Ensino do Surf e Bodyboard na Escola" para Professores de Educação Física. Peniche: EB 2,3 D. Luis de Ataíde.
Brogueira, J. (1998a, Março-Abril). Componentes Críticas das Habilidades Básicas do Surf e do Bodyboard. Horizonte - Revista de Educação Física e Desporto, XIV, 82, I-VIII.
Brogueira, J. (1998b, Maio/ Junho). Técnica 1 – Take-off: Arranque na onda, 3 ‘dicas’ fundamentais - os primeiros passos para começares a surfar. Surf Magazine, 45, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1998c, Agosto/ Setembro). Técnica 2 – Viragens: Noções de Biomecânica das Manobras actuais do Surf - o surf rail-to-rail. Surf Magazine, 46, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1998d, Outubro/ Novembro). Técnica 3_ Trimming e Backside Trim. Surf Magazine, 47, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1999a, Janeiro). Técnica 4_ Bottom Turn: a manobra base do surf moderno; mais vertical, mais forte, mais veloz (o surf top-to-bottom). Surf Magazine, 48, Destacável central, I-IV. Brogueira, J. (1999b, Abril). Técnica 5_ Roundhouse Cutback: a manobra mais completa do surf moderno. Surf Magazine, 49, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1999c, Junho/ Julho). Técnica 6_ Top Turns e Roller Coaster: na fronteira entre a viragem e a batida. Surf Magazine, 50, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1999d, Agosto/ Setembro). Técnica 7_ Off-the-lip Reentrie: a viragem rasgada. Surf Magazine, 51, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (1999e, Outubro/ Novembro). Técnica 8_ Floater reentrie. Surf Magazine, 52, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2000a, Janeiro/ Fevereiro). Técnica 9_ Aerial reentrie. Surf Magazine, 53, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2000b, Maio/ Junho 2000). Técnica 10_ Tube ride trimming: a arte de entubar. Surf Magazine, 55, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2000c, Julho/ Agosto). Técnica 11_ Backside Tube ride trimming: a manobra mais difícil de aperfeiçoar no surf. Surf Magazine, 56, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2000d, Setembro/ Outubro). Técnica 12_ Linhas de onda: Classificação das manobras. Surf Magazine, 57, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2000e, Junho/ Julho). Longboard: Nose Ride Trimming. Nose Rider Magazine (in Revista Vert), 1.
Brogueira, J. (2000f, Agosto/ Setembro). Longboard: Walk-on-the-board, a dança dos pés. Nose Rider Magazine (in Revista Vert), 2.
Brogueira, J. (2001, Janeiro). Técnica 13_ Snap: a variante radical dos Cutbacks e Off-the-lips. Surf Magazine, 60, Destacável central, I-IV.
Brogueira, J. (2002, Jan-Fev). Breve história sobre... Surf. Revista Desporto do Centro de Estudos e Formação Desportiva, V,1, 26-27.
Brogueira, J. (2011). Sistematização do conhecimento dos sinais relevantes na avaliação do mar na zona de rebentação de ondas:
Proficiência no posicionamento na zona de surf e na entrada na onda
Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Gestão da Formação Desportiva, FMH-UTL.
Orientador: Professor Doutor César José Duarte Peixoto
Júri:
Presidente
Professor Doutor César José Duarte Peixoto
Vogais
Professor Doutor Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Professor Doutor Armando Manuel de Mendonça Raimundo
Professor Doutor Miguel António de Almeida Garcia Moreira
Brogueira, J. and Peixoto, C. (2015). Systematization of the Knowledge of Relevant Signals in Evaluating the Surf Zone - Proficiency in Positioning in the Surf Zone Lineup and in Wave Catching. In Proceedings of the 3rd International Congress on Sport Sciences Research and Technology Support - icSPORTS, ISBN 978-989-758-159-5; ISSN 2184-3201, pages 104-118. DOI: 10.5220/0005730301040118

